Ministro relator do TCU pede a rejeição das contas de Dilma em 2014

A expectativa é que o TCU divulgue na próxima semana seu parecer sobre as contas de Dilma

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro Augusto Nardes, relator do processo que avalia o balanço das contas da presidente Dilma Rousseff (PT), recomendou aos colegas do TCU (Tribunal de Contas da União) que rejeitem as contas do governo em 2014. A avaliação consta no voto distribuído por ele aos gabinetes da corte no fim da noite de ontem.

A expectativa é que o TCU divulgue na próxima semana seu parecer sobre as contas de Dilma, sendo que os demais ministros podem seguir ou não a proposta. Uma das principais questões é que caso ocorra a rejeição das contas, poderia abrir espaço para um processo de impeachment da presidente no Congresso.

O principal argumento é que Dilma cometeu crime de responsabilidade ao permitir manobras como as pedaladas fiscais, caracterizadas como irregulares pela área técnica do TCU. O parecer que será apresentado semana que vem vai ser enviado ao Congresso, ao qual cabe julgar as contas formalmente.

Continua depois da publicidade

Deixe seu email e receba a planilha com o preço das ações do Ibovespa em dólar:

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.