Ministro do STF nega pedido para anular decisão de Gilmar Mendes, e Lula segue suspenso

Apesar de o governo ainda ter outras ações no STF, ministros dizem ser pouco provável que alguém suspenda a decisão de um colega

Marcos Mortari

Ministro Luiz Fux, do STF

Publicidade

SÃO PAULO – Na madrugada desta terça-feira (22), o governo teve frustrada sua tentativa de reverter a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes por suspender a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o ministério da Casa Civil. O ministro Luiz Fux determinou o arquivamento de uma ação da Advocacia-Geral da União, que pedia para o tribunal reverter a decisão de Gilmar.

A decisão de Fux não levou em consideração o mérito da matéria, mas o aspecto processual. Na avaliação do ministro, a decisão de seu colega, que culminou no envio das investigações envolvendo Lula de volta ao juiz federal Sergio Moro, no Paraná, deve ser analisada pelo plenário da corte.

A defesa do governo, apresentada por José Eduardo Cardozo, diz que a decisão de Gilmar foi ilegal. Na avaliação do AGU, ele deveria ter se manifestado impedido de atuar no caso por ter se manifestado fora dos autos e despachado em mandato de segurança do PPS, que tem como advogada Marilda de Paula Silveira, coordenadora do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), instituição da qual Gilmar também é membro.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar de o governo ainda ter outras ações no STF, ministros dizem ser pouco provável que alguém suspenda a decisão de um colega. As expectativas são de que o assunto vá a plenário apenas na semana que vem ou somente em abril, uma vez que Gilmar participará de seminário em Portugal na última semana do mês.

Especiais InfoMoney:

Como o “trader da Gerdau” ganhou meio milhão de reais na Bovespa em 2 meses 

Continua depois da publicidade

As novidades na Carteira InfoMoney para março

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.