Ministro do STF nega 35 habeas corpus a favor de Lula em um dia

Os pedidos são de pessoas que não fazem parte da defesa de Lula, sendo o mais antigo de 16 de abril e o habeas corpus mais novo apresentado em 22 de maio

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Na última segunda-feira (28), o ministro relator dos processos da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, negou 35 habeas corpus a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde o dia 7 de abril. As informações são do jornal O Globo.

Segundo a publicação, os pedidos são de pessoas que não fazem parte da defesa de Lula, sendo o mais antigo de 16 de abril e o habeas corpus mais novo apresentado em 22 de maio.

Fachin afirmou que qualquer pessoa pode apresentar um habeas corpus em nome de outra, mas que a situação só é relevante quando o preso não tem advogado, o que não é o caso de Lula. Por isso, o ministro ressalta que “deve ser prestigiada a atuação da defesa constituída” pelo ex-presidente.

Continua depois da publicidade

Desde a prisão do petista, outros 23 habeas corpus já foram negados pelo STF, sendo 12 por Fachin, dez pela presidente do Supremo, a ministra Cármen Lúcia, e um último por Alexandre de Moraes. Ainda existe um outro pedido não julgado, que está no gabinete do ministro Marco Aurélio Mello.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.