Ministro diz ser possível ter propostas sobre Previdência já no 1º semestre de 2016

Miguel Rossetto afirmou que a questão previdenciária é uma “agenda do governo” e deve ser debatida em fevereiro

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto, disse nesta terça-feira ser possível chegar já no primeiro semestre a propostas sobre a Previdência que garantam direitos e sua sustentabilidade, em um ano em que o governo tenta retomar o crescimento econômico e a geração de empregos.

Em coletiva sobre a assinatura nesta terça de decreto que eleva o salário mínimo para 880 reais a partir de 1º de janeiro, o ministro afirmou que a questão previdenciária é uma “agenda do governo” e deve ser debatida em fevereiro, durante reunião de fórum criado para discutir o assunto com entidades sindicais e empresariais.

“Eu penso que temos condições e vamos trabalhar para construirmos propostas positivas que preservem direitos e preservem a sustentabilidade financeira da Previdência ainda no primeiro semestre”, disse Rossetto a jornalistas.

Continua depois da publicidade

Segundo o ministro, a próxima reunião do fórum sobre trabalho e emprego está marcada para o dia 16 de fevereiro, quando devem ser apresentados um diagnóstico e cenários para o sistema de previdência brasileiro. Rossetto acrescentou que serão debatidas políticas de aperfeiçoamento do sistema a partir de uma “orientação clara da presidenta Dilma Rousseff”.

O governo tem defendido reiteradamente a necessidade de rediscutir e aprimorar as regras da Previdência Social, mostrando uma preocupação com o ganho de credibilidade para o governo que uma reforma no setor traria, em meio ao esforço pelo reequilíbrio das contas públicas.

Em outra frente, a declaração de Rossetto nesta terça-feira, a favor da preservação de direitos dos aposentados e pensionistas, dialoga com os setores trabalhistas, mais favoráveis ao governo da presidente Dilma, mas mais resistentes a mudanças nas regras da Previdência.

RETOMADA

O ministro do Trabalho aproveitou a entrevista para afirmar que há uma orientação de Dilma a seus ministros para que trabalhem pela retomada da atividade econômica em 2016.

De acordo com Rossetto, há expectativa no governo de que investimentos nos setores elétrico e de infraestrutura comecem a dar resultados, assim como a volta dos investimentos na área de óleo e gás e uma ampliação do crédito possam ajudar a impulsionar a economia no próximo ano.

“A presidenta Dilma tem manifestado clareza em relação às prioridades para 2016. Ela tem orientado … sua equipe econômica, todo o governo, a buscar todas as iniciativas no sentido de estimular crescimento econômico, inflação baixa e geração do emprego. Associado a isto, manter a política de buscar equilíbrio nas contas públicas”, afirmou o ministro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.