Ministro diz que indulto de Natal é “ação humanitária”; Moro elogia decisão de Cármen Lúcia

Decisão de presidente do STF provoca divisão no mundo político

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, de suspender parcialmente decreto assinado pelo presidente Michel Temer que oferecia regras mais flexíveis para a concessão do indulto natalino a condenados foi elogiada pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável em primeira instância por casos no âmbito da Operação Lava Jato.

“Decisão acertada da ministra Cármen Lúcia. O governo pode muito, mas não pode tudo”, afirmou o magistrado ao jornal O Globo. O despacho atendeu a pedido de liminar da procuradora-geral Raquel Dodge. A decisão, que ainda precisa ser submetida ao plenário da corte (em recesso), reduziria a um quinto o tempo de prisão de réus condenados.

A posição da ministra trouxe também reações contrárias de nomes do governo. O ministro Carlos Marun, recentemente empossado na Secretaria de Governo, disse nesta sexta-feira que o indulto de Natal editado por Temer foi uma “ação humanitária, que acontece historicamente desde o Império”. Ele afirmou ainda que a reação da PGR (Procuradoria Geral da República) e dos procuradores da força-tarefa da Lava Jato é natural, pelo fato de eles representarem o lado acusador.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As expectativas são de que o presidente publique um novo decreto de indulto natalino para substituir os pontos suspensos por Cármen Lúcia. O governo deve evitar um conflito institucional com o STF, mas caso não haja acordo pode recorrer da decisão por meio da AGU (Advocacia Geral da União).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.