Ministro diz que governo já dispõe dos votos necessários para aprovar a CPMF

Proposta precisa ser aprovada até 31 de dezembro deste ano para que o tributo possa continuar em vigor em 2008

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, disse nesta quarta-feira (24) que o governo já dispõe dos 49 votos necessários dos senadores para aprovar a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011.

A contabilidade a favor da aprovação foi revelada durante reunião do conselho político, realizada no Palácio do Planalto. A adesão de parte da oposição acontece após o governo admitir ceder e estudar propostas de desoneração tributária a fim de acelerar a votação.

No entanto, segundo informações, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, teria dito durante a reunião que o governo não cederá na redução da alíquota de 0,38% para assegurar a aprovação da proposta.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Governo deve ceder

Apesar de não ter a intenção de baixar a taxa da CPMF, Mantega deu sinais de que será possível ceder em outros pontos, como reivindicam os integrantes da oposição e os empresários.

De acordo com o ministro, as propostas de desoneração do PIS-Cofins para as empresas de saneamento e de um possível compartilhamento dos recursos da Cide com os estados são algumas das sugestões que podem ser executadas.

Prazos

Segundo o presidente interino do Senado, Tião Viana, durante a reunião também foram discutidos os prazos para o encaminhamento da votação da proposta que prorroga a CPMF.

Continua depois da publicidade

O Senado tem prazo preliminar até 9 de novembro para votar o relatório na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A proposta precisa ser aprovada até 31 de dezembro deste ano para que o tributo possa continuar em vigor em 2008.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.