Ministro boliviano não quer a participação da Petrobras no projeto do Gasoduto do Sul

Para Celso Amorim, ministro brasileiro das Relações Exteriores, projeto não sai do papel sem a Petrobras

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro boliviano de hidrocarbonetos, Andres Soliz Rada, disse que a Bolívia não vai participar do projeto de construção do Gasoduto do Sul caso este seja controlado por empresas “transnacionais”.

Na visão do ministro, para que o gasoduto funcione, o empreendimento tem que ser controlado apenas por estatais. Neste sentido, Andres Soliz Rada se mostrou contrário a Petrobras, que, na sua visão, tem 60% de suas ações nas mãos de transnacionais.

Vamos investir enormes somas de dinheiro para beneficiar as transacionais sócias da Petrobras?”, questionou o ministro.”Enquanto a Petrobras tiver como sócios as grandes transacionais, o governo na Bolívia não vai participar do megaprojeto”, completou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Sem Petrobras não tem gasoduto

Respondendo as declarações de Andres Soliz Rada, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que sem a Petrobras a construção do Gasoduto do Sul se tornaria inviável.

“Se a Petrobras não participar do Gasoduto do Sul, não haverá Gasoduto do Sul. Ou então ele (gasoduto) terá que dar uma volta tão grande que vai virar o Gasoduto do Oeste”, disse Amorim.

O objetivo do Gasoduto do Sul é levar o gás boliviano e venezuelano aos mercados argentinos e brasileiro. Além da Petrobras, as estatais Enarsa (Argentina), PDVSA (Venezuela) e YPFB (Bolívia) também pretendem participar do projeto.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.