Ministério da Fazenda retira mercado interbancário de câmbio do IOF

Mercado "parou" na sessão à espera de informações sobre o imposto; decisão do governo traz alívio para exportadores

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta sexta-feira (4), o Ministério da Fazenda decidiu excluir da incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) as operações de câmbio, fato que agradou os exportadores.

De acordo com o governo, “a medida alcançará as operações contratadas a partir do dia 3 de janeiro de 2008”. Para analistas, com as antigas diretrizes do imposto, para cada operação interbancária seriam pagos até 3,8% para o governo.

Tal quantia seria suficiente para travar o mercado interbancário de câmbio e aumentar significativamente os custos no mercado primário, que acabariam recaindo no exportador.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Opção ao fim da CPMF

A elevação do IOF é uma das medidas tomadas pelo governo na quarta-feira para contornar os prejuízos originados com o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

As dúvidas que existiam em torno do imposto eram tamanhas que reduziram em cerca de 94% o volume do mercado interbancário de câmbio desta sessão.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.