Michel Temer será notificado às 11h para assumir presidência, diz Jucá

Jucá disse que Temer ocupará o gabinete da Presidência no Palácio do Planalto, já nesta quinta-feira e iniciar suas atividades

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O senador Romeró Jucá (PMDB-RR), que é cotado para assumir o ministério do Planejamento no governo Michel Temer caso Dilma Rousseff seja afastada, afirmou que a posse de ministros está programada para quinta-feira (12) à tarde.

Jucá disse que Temer ocupará o gabinete da Presidência no Palácio do Planalto, já nesta quinta-feira e iniciar suas atividades. “Não se pode deixar um vácuo no poder”, destacou. Segundo ele, o atual vice deve ser notificado às 11h (horário de Brasília) para assumir a presidência. Enquanto isso, a BBC Brasil afirmou que Dilma será notificada para deixar o cargo às 10h. Jucá não informou quantos ministros devem assumir os novos cargos amanhã. 

O senador afirmou ainda que o governo de Temer quer votar o projeto de lei sobre a nova meta fiscal de 2016 na próxima semana, independentemente de o texto ter passado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pelo regimento, a matéria deve ser submetida ao colegiado e depois ser apreciada em sessão conjunta do Congresso Nacional. Mas a CMO não está funcionando regularmente e sequer elegeu presidente para a gestão de 2016. “Se não tiver CMO vai direto para o plenário”, afirmou Jucá, que deve assumir o Ministério do Planejamento.

Segundo a mesa do Congresso Nacional, é possível que o projeto seja apreciado diretamente em sessão conjunta, sem prévio sinal verde da CMO, em caso de requerimento de urgência chancelado por acordo de líderes ou diante de pedido feito pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), se a interpretação for de que a comissão não analisou a matéria em tempo hábil.

A alteração da meta deve ser o primeiro teste de fogo do novo governo, caso o Senado dê aval para a instauração do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, resultando no afastamento da petista por até 180 dias, desfecho que é amplamente esperado, inclusive por parlamentares da base aliada.

Continua depois da publicidade

Enviado ao Legislativo no fim de março, o projeto de lei abre espaço para o governo central –formado por Tesouro Nacional, Previdência e Banco Central– encerrar o ano com déficit primário de 96,65 bilhões de reais, ante meta ainda vigente na lei de superávit de 24 bilhões de reais.

Caso o projeto não seja aprovado até o dia 22 deste mês, o governo deverá realizar um novo contingenciamento, após já ter anunciado dois cortes expressivos, um de 21,2 bilhões de reais em março e outro de 23,4 bilhões de reais em fevereiro.

Isso porque o Executivo é obrigado a rever suas estimativas de gastos diante da evolução das receitas a cada bimestre, para que possa cumprir a meta fiscal vigente.

Com Reuters

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.