Mercado vê piora da reforma tributária no Senado e dá nota 5,3 para a proposta, mostra Genial/Quaest

Levantamento mostra que, apesar de ajustes negativos ao texto, entrevistados enxergam um sistema melhor do que o atual na proposta

Marcos Mortari

O plenário do Senado Federal durante a votação da PEC da reforma tributária (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Publicidade

A versão aprovada pelos senadores para a Proposta de Emenda à Constituição que trata da reforma tributária dos impostos sobre o consumo (PEC 45/2019) é pior do que o texto recebido da Câmara dos Deputados, mas ainda representa um avanço em comparação com o sistema vigente no país.

É o que avaliam executivos de bancos e corretoras do Rio de Janeiro e de São Paulo consultados na quinta edição da pesquisa “O que pensa o mercado financeiro”, da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (22).

Segundo o levantamento, 73% dos entrevistados entendem que as alterações feitas pelo Senado Federal à reforma tributária pioraram o projeto, enquanto 27% acreditam que o texto foi aprimorado.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já em relação ao sistema atual, 74% acreditam que o novo modelo representa uma melhora, ao passo que 14% veem retrocessos e 12% têm o mesmo juízo sobre ambos. Em uma escala de 0 a 10, a nota média dada pelos gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão consultados para a proposta é de 5,3.

Do lado positivo, a maioria dos entrevistados destacou a simplificação e a maior transparência tributária proposta pelo novo modelo (50%), uma possível diminuição da guerra fiscal entre os Estados (26%) e a desoneração do setor industrial (15%). Também são lembrados o impacto na redução de desigualdades (5%), o aumento da arrecadação (3%) e a desoneração de medicamentos e da cesta básica (1%).

Já entre os pontos negativos a falta de clareza sobre algumas escolhas tributárias (63%) foi o mais indicado. Na sequência, apareceram um possível aumento da carga tributária do setor de serviços (16%), da tributação do petróleo e da gasolina (11%) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (5%) − mesmo percentual dos que apontaram uma centralização de arrecadação pela União.

Continua depois da publicidade

A PEC já foi aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, mas, como sofreu modificações de uma casa para a outra, precisa ser submetida a uma nova apreciação da primeira. Por se tratar de PEC, é necessário que ambas aprovem a mesma versão para a proposta no mérito, em dois turnos de votação, com maioria de 3/5 (ou seja, 308 de 513 deputados e 49 de 81 senadores).

O levantamento da Genial/Quaest também capturou as expectativas dos agentes do mercado financeiro para os próximos passos da proposta. Para 68% dos entrevistados, a Câmara concluirá a votação da matéria, abrindo a possibilidade de promulgação pelo Congresso Nacional, ainda em 2023. Outros 32% não acreditam nessa possibilidade.

A pesquisa Genial/Quaest realizou 100 entrevistas com gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão de fundos de investimentos com sede em São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 16 e 21 de novembro. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas online através de questionários estruturados.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.