Mercado reage bem, mas necessidade de segundo turno mantém incertezas

Ibovespa abre em forte alta, mas investidores ainda devem ter dificuldade para projetar cenário para 2007

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O prolongamento da corrida presidencial para o segundo turno mantém elevado o grau de incertezas no mercado brasileiro.

Ainda que o pleito deste ano não tenha causado grandes abalos macroeconômicos, o adiamento da decisão e o aumento das chances de vitória de Geraldo Alckmin ainda deixam nebuloso o cenário para 2007.

O quadro pode mudar?

Até a última sexta-feira, a hipótese majoritária entre os investidores era a de que a reeleição de Lula estaria garantida, mesmo que não fosse no primeiro turno.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Obtendo mais de 40% dos votos válidos, no entanto, Alckmin creditou-se a disputar a vaga no Planalto e, segundo analistas, vem fortalecido para as eleições de 29 de outubro.

Entre Lula e Alckmin

O mercado financeiro mostra preferência pelo candidato tucano, graças à sua postura mais pró-mercado e às perspectivas de uma maior racionalização dos gastos públicos. A vitória do tucano também poderia significar uma retomada das privatizações, com reflexos positivos sobre o mercado de ações.

A reeleição de Lula, porém, não é encarada com muita preocupação, já que, de fato, pouca coisa deve mudar no plano macroeconômico geral.

Continua depois da publicidade

A percepção é de que o cenário de controle da inflação, superávits primários e estabilização das principais variáveis econômicas deve ser mantido em qualquer um dos casos.

Improváveis semelhanças

Graças às improváveis semelhanças entre os candidatos, a notícia da realização de um segundo turno não deve causar fortes emoções nesta segunda-feira, apesar do ônus da manutenção das incertezas até o próximo dia 29 de outubro.

Corroborando tal percepção, o dólar abriu a sessão em leve queda, enquanto o risco país opera quase estável, apenas 1 ponto-base acima do fechamento de sexta-feira. Já o Ibovespa reage positivamente e opera em alta nesta manhã.

Continua depois da publicidade

Eventos específicos

Sem a expectativa de grandes impactos macroeconômicos, o mercado procura antecipar eventos específicos a respeito dos passos do próximo governo.

Com o crescimento das chances de Alckmin, as ações da Eletrobrás, tanto ON quanto PNB, avançam mais de 5%, precificando uma possível privatização em um eventual governo Alckmin.

Ações de empresas relacionadas a setores em processo de obtenção de marcos regulatórios, como telefonia, energia e saneamento, também devem ser observadas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.