Mercado cai com provável queda de Levy (e também com nome cotado para seu lugar), diz WIA

Meirelles dificilmente entraria com Dilma na Presidência e o governo pode precisar do apoio da esquerda no Congresso, então novo ministro pode reeditar política do primeiro mandato

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa cai pouco mais de 1% e o dólar e os DIs sobem com bastante intensidade nesta quarta-feira (16) em meio a notícias de que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deixará o cargo. Desde que condicionou a sua permanência no governo à meta de superávit primário de 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2016, ele esteve com um pé para fora do Planalto. Então, com o envio da nova meta de 0,5% pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso, sua saída fica clara. O problema é: quem assume no lugar dele?

Quer saber onde investir em 2016? Veja no Guia InfoMoney clicando aqui!

Muito se falou no ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, mas o seu relacionamento difícil com Dilma e a necessidade do governo de ganhar pontos com a sua base de esquerda em meio ao desenrolar do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, faz os investidores pensarem em outro nome. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo o diretor da Wagner Investimentos, José Faria Júnior, a depreciação cambial desta quarta tem um motivo além da saída quase certa de Levy. Este motivo é o temor de que quem assuma o seu posto na Fazenda seja o atual ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Nome mais heterodoxo, Barbosa é visto como um defensor do ajuste fiscal por meio de aumento de tributos e não corte de gastos, além de poder reeditar as políticas econômicas intervencionistas da primeira gestão Dilma. 

Contudo, o nome não é confirmado e um trader que não quis se identificar disse que qualquer nome aventado neste momento é um chute. “Por enquanto não consigo pensar em ninguém para substituir o Levy. Aqui não ouvimos nenhum nome. O que tem é muito chute. A única certeza é que o Brasil pode perder o investment grade a qualquer momento agora”, explicou. 

Às 11h41 (horário de Brasília), o dólar comercial sobe 1,50% a R$ 3,9317 na compra e a R$ 3,9345 na venda. 

Continua depois da publicidade

Rumores
Faria JR. disse ainda que a saída imediata de Levy “garante” um rebaixamento pela Moody’s. Segundo o colunista do Globo, Merval Pereira, o Bradesco já liberou Levy para sair do governo. 

Junto com Levy, o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, teria dito que fica no comando da pasta só até o final deste ano. Segundo o jornalista Lauro Jardim, também do Globo, Saintive é um dos braços-direitos de Levy no Ministério da Fazenda.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.