Mercadante vence Marta e é o candidato do PT ao governo de São Paulo

Com 52,8% dos votos nas eleições internas do PT, Aloizio Mercadante foi o escolhido para disputar o governo do estado

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O senador Aloizio Mercadante ficou com 52,8% dos votos nas eleições internas do PT e foi o escolhido para representar o partido nas eleições ao governo de São Paulo.

A distância em relação à Marta Suplicy foi pequena, já que a ex-prefeita teve 47,2% dos votos. De acordo com o presidente estadual do PT, Paulo Frateschi, o vice de Mercadante deverá ser um membro do PMDB.

Saiba mais sobre Mercadante

Aloizio Mercadante, 51 anos, é economista, formado pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre e doutor pela Unicamp (Universidade de Campinas).

Aprenda a investir na bolsa

Um dos fundadores do PT, em 1980, Mercadante elegeu-se deputado federal dez anos mais tarde, obtendo a maior votação entre os candidatos de seu partido.

Durante os anos 90, o petista participou ativamente das CPIs de PC Farias e do Orçamento e em 1994 substituiu José Paulo Bisol (PSB) como vice na chapa de Lula. Com a vitória de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Mercadante candidatou-se a uma vaga na Câmara, no ano de 1998. Foi o terceiro mais votado do país e presidiu a Comissão de Economia, Finanças e Tributação da Câmara.

Em 2002 foi o mais votado entre os candidatos ao Senado e durante seu mandato já foi autor de vários projetos ligados à educação e à juventude, além de ter sido autor da proposta de emenda constitucional sobre a reforma tributária e da proposta de plebiscito para decidir a participação do Brasil na ALCA (Área de Livre Comércio das Américas).