Meirelles se irrita com governadores e ameaça suspender empréstimos dos Estados

A situação das unidades da federação é uma das principais preocupações do governo, que pode ver uma erosão em sua base de apoio em caso de agravamento ainda maior do problema fiscal

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O Tesouro Nacional pode suspender temporariamente a autorização para Estados tomarem empréstimos com garantia da União. Conforme conta a Folha de S. Paulo, a medida pode vir em resposta à judicialização da questão. O ministro da Fazenda Henrique Meirelles teria ficado irritado com os recursos dos governadores ao Supremo Tribunal Federal e decidiu endurecer a negociação.

A situação das unidades da federação é uma das principais preocupações do governo, que pode ver uma erosão em sua base de apoio em caso de agravamento ainda maior do problema fiscal. Nesta semana, o Rio de Janeiro conseguiu liminares que impediram o bloqueio de repasses de recursos ao estado pelo Tesouro.

Ainda segundo o jornal, o governo avalia se suspende o aval a esses empréstimos agora ou se aguarda a manifestação do plenário do STF. A equipe do governo Michel Temer avalia que não há como dar aval para estados pegarem empréstimos se não puder cobrar depois.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.