Meirelles provoca o PSDB e afirma: Alckmin não será candidato do governo

"Não quero ter a pretensão de entender o PSDB", disse o ministro da Fazenda à Folha - ele não descartou ser candidato a presidente e defender o legado do governo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou que o governo terá um candidato à presidência e esse nome não será o do governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Ele não descarta ser o candidato governista e afirmou que, caso seja,  defenderá o “legado” do governo. E ainda provocou os tucanos: “não quero ter a pretensão de entender o PSDB”.

Segundo Meirelles, o Planalto deve apoiar quem defenda por completo a atual política econômica. Segundo ele, isso não é compatível com o discurso do governador de São Paulo. 

O ministro da Fazenda afirmou ainda que o seu percentual de até 2% em pesquisas
eleitorais para a presidência em 2018 reflete o fato de ele não estar em campanha.  Ele voltou a afirmar que tomará uma decisão sobre sua candidatura no final de março. 

Continua depois da publicidade

Ao ser questionado sobre se não seria tarde, visto que os candidatos que polarizam hoje a disputa, Lula e Jair Bolsonaro, estão em pré-campanha, Meirelles afirmou que, justamente por serem duas posições extremas, de esquerda e de direita, têm teto de crescimento.

“A grande maioria da população ainda aguarda um candidato que não tenha posições extremadas e que vai refletir essa posição de comprometimento com o crescimento do país”, afirmou. Segundo ele, quando efeito de políticas como teto dos gastos e reforma trabalhista ficar evidente, haverá espaço para candidato com credibilidade. 

Ele apontou dois fatores para que bata o martelo para 2018: em primeiro lugar, “a consolidação e a percepção pela população do crescimento econômico e, mais importante, dos benefícios que isso vai trazer”. Em segundo, a articulação política. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.