Meirelles: governo precisa fazer uma contenção permanente do gasto total

Ministro da Fazenda reforçou que a intenção do governo é consubstanciar as condições para a estabilidade econômica do País

Estadão Conteúdo

Publicidade

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira, 21, em evento na capital paulista, que o País precisa fazer uma contenção permanente do gasto total no governo. “Precisamos fazer contenção permanente de gastos total (do governo) e aumento temporário de receitas”, disse.

Ele reforçou que a contenção de gastos é necessária em virtude de um cenário histórico que mostra que a arrecadação cresce mais que o Produto Interno Bruno (PIB) em épocas de crescimento da economia, mas que cai mais do que a queda do PIB em períodos de recessão.

Meirelles reforçou que a intenção do governo é consubstanciar as condições para a estabilidade econômica do País. “Nós queremos aqui consubstanciar porque de fato precisamos ter confiança para fazer projeções com base nisso, e não apenas em plano ou intenção de governo”, disse.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ele comentou que o governo atual está criando condições de estabilidade “para os próximos anos ou, quem sabe, para as próximas décadas”. As medidas, segundo o ministro, criam condições para a estabilidade econômica do Brasil, depois de cair sistematicamente de 2011 até maio de 2016.

“A mudança não foi apenas subjetiva, ela é objetiva, a expectativa começa a subir combinada com índices de indicadores antecedentes da economia, que começam a dar sinais positivos, e isso reflete na expectativa dos agentes que a mudança vai ocorrer e que o ajuste vai ser feito.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados