Meirelles espera forte retomada do País e não vê exageros na taxa de câmbio

Contudo, presidente do BC se atenta às possíveis distorções de preços que podem ser causadas pela alta liquidez nos mercados

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, voltou a demonstrar otimismo acerca da recuperação da economia brasilieira, afirmando que espera ver os investimentos conduzindo ao crescimento, e ainda falou que a valorização do real é justificável por conta da retomada da atividade econômica do País, segundo matéria do Wall Street Journal.

“Não estamos vendo nenhum tipo de euforia ou exuberância que víamos no passado”, disse Meirelles em teleconferência aos jornalistas realizada nesta quarta-feira (20), comentando sobre a apreciação da moeda brasileira frente a importantes divisas do mundo.

Contudo, o presidente do Bacen ressalta que todo cuidado é pouco em momentos de prosperidade econômica. “O Banco Central sempre tem que estar preparado nesses períodos de alta liquidez nos mercados internacionais com os riscos de que exuberâncias criem algumas distorções nos preços”, concluiu.

Aprenda a investir na bolsa

Política ou BC?
Questionado se vai continuar a frente do cargo na autoridade monetária ou se partirá para a vida política, Meirelles, que está no cargo desde janeiro de 2003, falou que não está focado nessa questão no momento e tomará uma decisão apenas em março.

“Eu não pretendo discutir as medidas políticas que seriam ou não tomadas”, disse Meirelles, lembrando que se ele decidir se candidatar a algum cargo eleitoral, terá que deixar a cadeira do Banco Central do Brasil.