Meirelles: economia do Brasil inicia processo de retomada da atividade

Expansão da massa salarial e volta do crédito bancário para financiamento são indicadores desse movimento de melhora

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou na tarde desta quarta-feira (27) que a economia brasileira está entrando em um processo de retomada da atividade. Segundo Meirelles, a expansão da massa salarial, a volta do crédito bancário e o crescimento das vendas do varejo são evidências deste movimento.

Sobre a elevação do desemprego observada nos últimos meses, o presidente do BC afirmou que o Brasil ainda se encontra em situação muito melhor que a de outros países. Para fundamentar seu ponto de vista, Meirelles citou que o desemprego cresceu apenas 0,4% no País, frente aos 3,9% registrados nos EUA e 1,7% apurados na Zona do Euro.

Dólar x Real

Segundo Meirelles, a desvalorização do dólar frente ao Real não é um fenômeno causado apenas por fatores internos, como a entrada de investimento estrangeiro na BM&F Bovespa. Em sua opinião o mundo interno está observando um movimento de queda da moeda norte-americana. “Ele está caindo no mundo todo”, afirmou Meirelles

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A prova da afirmação, de acordo com Meirelles, é a valorização do real frente ao dólar e a queda em relação ao euro. Sobre as reservas internacionais, o presidente do BC afirmou que as intervenções da autoridade monetária no mercado, com o intuito de conter a desvalorização do dólar, tiveram pouca influência no nível de reservas.

Meirelles destacou que as reservas de US$ 205,1 bilhões no início da crise financeira, em setembro de 2008, atualmente estão em US$ 205,3 bilhões. “O Brasil é um dos poucos países onde isso aconteceu”, concluiu.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.