Meirelles é questionado sobre “moralidade” de ter fundo em paraíso fiscal e responde: “será para a educação”

O candidato do MDB ainda pontuou que tudo o que ele aportou no fundo foi com seu trabalho e que pagou impostos, sendo que essa fundação foi constituída porque morava no exterior  

Lara Rizério

José Cruz/Agência Brasil

Publicidade

SÃO PAULO – Em debate realizado na noite deste domingo (9) pela TV Gazeta, o candidato à presidência pelo MDB, Henrique Meirelles, foi questionado pelo jornalista Rodolpho Gamberini sobre o fundo que o ex-ministro possui paraíso fiscal das Bermudas e se é moralmente correto o presidente do Banco Central ou ministro da Fazenda de qualquer País investimentos nessa modalidade. 

Meirelles afirmou que o que existe é uma fundação com a finalidade exclusiva de aplicar recursos em educação no Brasil depois que ele falecer. “Vai ser feita uma doação para essa fundação, que vai aplicar apenas no Brasil para interesse dos brasileiros e melhorar o máximo possível a educação do Brasil. Isso está declarado no imposto de renda e há outra grande falsidade nisso em dizer que a minha fortuna está aplicada lá. É um pequeno valor”, apontou o candidato.

Meirelles ainda pontuou que tudo o que ele aportou no fundo foi com seu trabalho e que paga impostos, sendo que essa fundação foi constituída porque morava no exterior.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ciro Gomes (PDT) comentou o assunto. Ele afirmou que foi colega do Meirelles e tem apreço por ele, apontando que ele não é uma pessoa desonesta. “Mas o Brasil permite de forma imoral que ele, que comandou autoridade monetária, que vigia taxa de juros, mais os brasileiros abastados, os ricos do Brasil mantenham mais de R$ 500 bilhões no estrangeiro sangrando esse País que trabalha e produz”, afirmou o candidato do PDT. 

O fundo no paraíso fiscal de Meirelles foi descoberto no final do ano passado através de uma análise de milhões de documentos batizada como Paradise Papers, sob a coordenação do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ). Na época, o então ministro da Fazenda também havia dito que criou um fundo para gerir parte de sua herança e que a aplicação dos recursos foi declarada à Receita Federal e ao Banco Central.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.