Meirelles avalia que sua sucessão no BC se daria de forma “tranquila”

Em conversa, Michel Temer e Henrique Eduardo Alves teriam tentado convencê-lo a concorrer a um mandato em outubro

Tainara Machado

Publicidade

SÃO PAULO – Henrique Meirelles, presidente do BC, tem até o dia 3 de abril para decidir seu futuro. Em conversa com Michel Temer, presidente do PMDB e da Câmara dos Deputados, e Henrique Eduardo Alves, líder do partido na Casa, há cerca de duas semanas, o títular da autoridade monetária teria dito que sua sucessão no BC se daria de forma “tranquila”.

Segundo relatou a Reuters, Alves contou que “ele disse que dois ou três diretores continuariam perfeitamente sua política e mostrou tranquilidade na sucessão dele”, apesar de não citar nomes. Na bolsa de apostas, o diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro, Alexandre Tombini, é um dos mais cotados, por representá-lo com frequência em reuniões de governo.

Os dois pemedebistas tentaram convencer Meirelles a concorrer a um mandato em outubro, abrindo a possibilidade de indicação de quem ele desejar em um eventual governo da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata da situação. Alves ainda afirmou que Meirelles quer primeiro falar com Lula antes de tomar sua decisão íntima, mas não descartou hipótese do Senado.

Continua depois da publicidade

Complicações
Com a possível desistência de Iris Rezende ao governo de Goiás, o deputado estadual Thiago Peixoto relata que “o cenário bagunçou. Voltou a ser discutido dentro do partido a possibilidade de defendermos Meirelles para o governo (local)”, afirmou à Reuters. Alves prefere que o presidente do BC mantenha o foco na disputa ao Senado do estado.

A outra complicação veio com o pedido de abertura de inquérito do Ministério Público ao Supremo Tribunal Federal contra Meirelles, por suspeita de crime contra a ordem tributária. A assessoria de imprensa do presidente do BC afirmou que Meirelles recebeu a notícia pela imprensa e com tranquilidade. Caso saia do Banco Central, o atual presidente perderia status de ministro e, portanto, o foro privilegiado.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.