Marta Suplicy será convidada nesta segunda-feira para assumir pasta do Turismo

Petista já disse que aceita o cargo; Ministério da Agricultura continua indefinido depois de denúncias contra Balbinotti

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá convidar nesta segunda-feira (19), em Brasília, a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, para assumir o Ministério do Turismo. Na semana passada, a petista afirmou que aceitaria ocupar o cargo.

Caso tudo se confirme, Marta Suplicy entrará no lugar de Walfrido Mares Guia (PTB) que foi para o Ministério das Relações Institucionais. Psicóloga e sexóloga, Marta Suplicy, de 67 anos, é a indicação mais forte do PT desde o início das negociações sobre reforma ministerial.

Agricultura permanece sem ministro

O Ministério da Agricultura ainda não tem um nome definido para o seu novo ministro. O deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR), indicação do próprio presidente Lula para o cargo, entregou no último sábado uma carta formal aos peemedebistas desistindo de assumir a pasta.

Continua depois da publicidade

Balbinotti é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica e crime contra a fé pública e, segundo as investigações, teria falsificado documentos a fim de alongar uma dívida agrícola com o Banco do Brasil. O presidente nacional do PMDB, Michel Temer, disse que desconhecia tais “irregularidades” do deputado.

Agora, o PMDB deve concentrar as suas indicações nos nomes dos seguintes deputados: Eunício Oliveira (CE), Tadeu Filipelli (DF), Waldemir Moka (MS), Fernando Diniz (MG) e Valdir Colatto (SC). A princípio, Waldemir Moka tem certa preferência entre os integrantes do partido. A escolha do novo ministro da Agricultura deve sair ainda nesta semana.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.