Mantega rebate The Economist e diz que não pretende renunciar ao cargo

Dilma também defendeu o ministro e ainda "atacou" países desenvolvidos dizendo que situação econômicas deles é pior que a brasileira

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Na última semana a revista britânica The Economist publicou uma matéria onde sugeria a demissão do atual ministro da Fazenda, Guido Mantega. Nesta quarta-feira (12) o ministro rebateu a publicação e afirmou que não pretende renunciar ao cargo.

Mantega afirmou estar surpreso com a sugestão da matéria, principalmente porque a política econômica do País está dando resultado. “Fiquei surpreso. Nunca vi ninguém ser demitido por otimismo. Já vi pelo contrário, por pessimismo”, disse Mantega à imprensa, em Paris. O ministro ainda disse que graças ao baixo nível de desemprego no país, os trabalhadores brasileiros não percebem a existência da crise econômica internacional.

Ainda na semana passada, logo após a divulgação da matéria, a presidente Dilma Rousseff afirmou que não irá acatar “de maneira alguma” a sugestão de demissão de Guido Mantega. “Em hipótese alguma o governo brasileiro vai ser influenciado por uma opinião de uma revista que não seja brasileira”, disse Dilma, durante encontro com líderes do Mercosul, em Brasília.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

The Economist: situação brasileira é uma “criatura moribunda”
Não foi só da sugestão de demissão que a revista britânica falou. Outro ponto bastante comentado foi o fato de classificarem a situação brasileira como uma “criatura moribunda”. Dilma rebateu afirmando que a situação econômica dos países desenvolvidos é muito pior que a do Brasil desde 2008.

A presidente afirmou que “estamos crescendo a 0,6% no trimestre e iremos crescer mais no próximo”. Se referindo aos países desenvolvidos, ela complementou dizendo que “nenhum banco como o Lehman Brothers quebrou aqui, nós não temos crise de dívida soberana”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.