Mantega diz que reajustes de combustíveis serão periódicos

"Periodicamente haverá reajuste; não anunciamos com antecedência", disse o ministro da Fazenda ao ser após encontro com empresários em São Paulo

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – Reajustes nos preços dos combustíveis no Brasil ocorrerão periodicamente, disse nesta sexta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ressaltando que anúncios não serão feitos com antecedência.

“Periodicamente haverá reajuste e essa é, digamos, a regra, e não anunciamos com antecedência”, disse ele ao ser questionado por jornalistas após um encontro com empresários em São Paulo.

Uma alta nos combustíveis é reivindicada pela Petrobras (PETR3, PETR4). Na segunda-feira, o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, afirmou que a empresa busca “intensamente alinhar os preços internos de derivados de petróleo aos internacionais”.

Continua depois da publicidade

Após a valorização do dólar frente ao real, a Petrobras teve anulados os efeitos dos reajustes de combustíveis realizados no ano passado e no início deste ano. E a empresa continua vendendo combustíveis no Brasil a preços inferiores aos do mercado externo.

Apesar do problema apontado pela direção da estatal, Mantega minimizou a questão.

“O que posso dizer é que nos últimos meses houve convergência em função dos reajustes que foram dados em gasolina e diesel. Houve uma diminuição. E também houve uma diminuição do preço do barril”, afirmou o ministro. “Isso diminuiu a diferença entre o preço nacional e o preço internacional.”

Na sessão de quinta-feira, o primeiro contrato do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, bateu 111,53 dólares por barril, maior cotação desde 2 de abril, quando o barril chegou a ser negociado a 111,79 dólares.

O dólar opera atualmente no maior valor ante o real em mais de quatro anos.

Em julho, antes ainda de um maior avanço do dólar, a defasagem da gasolina vendida no Brasil pela Petrobras e a comercializada no exterior atingiu o maior índice em quase um ano, de acordo com o Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie).

O diesel foi reajustado duas vezes este ano pela Petrobras –com altas de 6,6 por cento em janeiro e 5 por cento em março–, enquanto a gasolina teve uma alta de 5,4 por cento janeiro.

No ano passado, a Petrobras promoveu dois reajustes no diesel, um de 6 por cento, em julho, e outro em junho, de quase 4 por cento –em junho de 2012, a estatal anunciou também um reajuste de 7,8 por cento no preço da gasolina.

Em 2012, quando a Petrobras anunciou reajustes, o governo reduziu a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) até ela ser zerada para os combustíveis, com o objetivo de neutralizar os impactos dos aumentos para o consumidor final e para a inflação.

Os reajustes de 2013, portanto, acabaram sendo repassados para os consumidores.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.