Mantega defende pluralidade no FMI e recebe canditado mexicano a sucessão

Presidente do Banco Central do México surge como opção a Lagarde mas ministro da fazenda evitar declarar sua preferência

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (25) que o próximo diretor geral do FMI (Fundo Monetário Internacional) precisa ter compromisso com uma agenda de reestruturação e ampliação do espaço dos países emergentes no órgão, independentemente de quem seja escolhido para o cargo.

Por ora, a ministra de finanças da França, Christine Lagarde, segue como favorita, sendo inclusive apoiada por líderes de peso como a chanceler alemã Angela Merkel, porém outros nomes como o do presidente do Banco Central do México, Agustin Carstens, correm por fora.

Em busca de apoio, Carstens virá ao Brasil na próxima semana para conversar com Mantega, o que pode representar a chegada de um representante de um país emergente ao cargo mais alto do FMI, tradicionalmente ocupado por um europeu em razão de um acordo tácito desde sua fundação.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Brasil ainda não tem favorito
“A partir da explicitação de seu compromisso é que nós poderemos tomar uma posição”, comentou Mantega, que se esquivou de explicitar sua preferência, reiterando que a agenda do próximo diretor é o mais importante. 

Por fim, o ministro sugeriu que o candidato escolhido tenha um mandato apenas complementar ao do ex-diretor Dominique Strauss-Khan, que se encerra no final de 2012, e que aí então haveria a escolha de um novo diretor ou a manutenção do mesmo por mais um mandato.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados