Manifestações contra o governo Dilma reúnem milhares em diversas cidades pelo Brasil

Manifestações já reúnem milhares em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, entre outras cidades

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Marcados para ocorrerem em mais de 50 cidades do Brasil, os protestos contra o governo Dilma Rousseff já começam a tomar conta de alguns dos pontos de grandes cidades do Brasil. 

Rio de Janeiro, Alagoas, Belo Horizonte e Recife são algumas das cidades, além do Distrito Federal, que contam com protestos. Em São Paulo, o protesto está marcado para começar às 14h (horário de Brasília). 

Em Brasília, a Esplanada dos Ministérios já está ocupada por manifestações contra a corrupção e contra o governo da presidente.  Os manifestantes estão concentrados em dois pontos no início da Esplanda – em frente a Catedral Metropolitana de Brasília e ao Museu da República. O lado sul do Eixo Monumental já está tomado e a saída dos manifestantes em direção ao Congresso Nacional é aguardada para qualquer momento.

Continua depois da publicidade

A maioria dos presentes vestem camisas nas cores da bandeira do Brasil ou com frases contra o governo e a corrupção. Há ainda muitas bandeiras nacionais, cartazes com pedido de impeachment e carros de som. O trânsito já começa a ficar complicado na região central da cidade, com congestionamentos no Eixo Monumental antes da chegada na Esplanda.

O policiamento está bastante reforçado. A maior parte dos manifestantes é composta de jovens e adultos, mas também é possível ver crianças e idosos. Até o momento o clima é de muita tranquilidade. As manifestações foram convocadas por meio de redes sociais por grupos como Vem Pra Rua, Limpa Brasil, Movimento Brasil Contra a Corrupção, Movimento Brasil Livre, Diferença É o Sinal para Mudar o Brasil e Foro de Brasília.

A Polícia Militar estima que ao longo do dia cerca de 70 mil pessoas compareçam à manifestação, já os organizadores estimam cerca de 130 mil. Mas no momento, a estimativa da PM é de cerca de 3.200 presentes à manifestação.

Em Belo Horizonte, segundo a PM, já são 20 mil pessoas reunidas na Praça da Liberdade, na capital mineira, com gritos de “Fora Dilma”. No Rio de Janeiro, a manifestação em Copacabana reúne 15 mil pessoas. Em Alagoas, 10 mil pessoas ocupam a Praia de Monte Verde enquanto, em Brasília, chega a mais de 30 mil o número de manifestantes. 

As manifestações foram convocadas por meio de redes sociais por grupos como Vem Pra Rua, Limpa Brasil, Movimento Brasil Contra a Corrupção, Movimento Brasil Livre, Diferença É o Sinal para Mudar o Brasil e Foro de Brasília.

(Com Agência Brasil)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.