Mandato de Trump deve ser como o discurso, mais moderado, diz MCM Consultores

Contudo, a eleição do republicano deve provocar maior isolamento da economia dos EUA, diminuindo os fluxos de comércio, investimentos e imigrantes, com impactos negativos sobre o crescimento e a produtividade

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório, a MCM Consultores comentou a eleição americana, com a vitória surpreendente do candidato republicano Donald Trump.

A consultoria destacou que, em seu primeiro discurso já como presidente eleito, Trump adotou um tom moderado e conciliador ao dizer que governaria para todos os americanos; “acreditamos que deva ser marca do seu mandato em relação à campanha”, afirmou. “Trump elogiou a candidata derrotada Hillary ClintonEntretanto, sua surpreendente vitória para a presidência dos EUA aumenta a incerteza para o cenário econômico dos EUA e, portanto, para a economia global”, destaca a consultoria. 

Donald Trump foi eleito presidente dos EUA e, além disso, os republicanos também saíram vitoriosos nas duas casas do Congresso americano. 

Continua depois da publicidade

Segundo a MCM, a eleição de Trump deve provocar maior isolamento da economia dos EUA, diminuindo os fluxos de comércio, investimentos e imigrantes do exterior, com impactos negativos sobre o crescimento e a produtividade. “A magnitude destes impactos dependerá da capacidade de implementação das propostas defendidas por Trump, que pode receber apoio do Congresso em geral, mas deve adotar uma postura mais pragmática e racional em temas econômicos mais polêmicos”, avalia a consultoria.

Tópicos relacionados

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.