Mais um nome ganha forças para substituir Mantega na Fazenda: Otaviano Canuto

Segundo Correio Braziliense, ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci tenta emplacar nome de Canuto para substituir Mantega na pasta

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A permanência de Guido Mantega na cadeira do ministro da Fazenda vêm sendo cada vez mais questionada pelo mercado e até por antigos integrantes do governo, conforme destaca matéria do Correio Braziliense

O último movimento foi feito por Antonio Palocci, ex-titular da pasta e da Casa Civil, que nunca se simpatizou com Mantega. Palloci vem trabalhando para emplacar o economista Otaviano Canuto para o lugar do atual ministro da fazenda, o que tem incomodado os defensores de Mantega.

Canuto, que hoje ocupa uma das vice-presidências do Banco Mundial representando o Brasil, foi secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda na época em que Palloci foi ministro do governo Lula até março de 2006. O economista também foi professor do Instituto de Economia da Unicamp até 2003.

Continua depois da publicidade

De acordo com a publicação, Palocci tem conversado com empresários descontentes com o atual governo, em especial com a condução da política econômica. E já ouviu de muitos que ninguém acredita mais no que Mantega diz. Os companheiros do PT (Partido dos Trabalhadores) também reclamaram do ministro, em meio à inflação alta e o crescimento baixo. 

Palocci teria afirmado ainda que o ex-presidente Lula teria lavado a mão com relação a Mantega. Caberia então apenas à presidente Dilma Rousseff manter o atual ministro no comando da Fazenda. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.