Mais 22 nomes da “lista de Janot” são revelados pelo Jornal Nacional, incluindo de outro ministro

Na lista está ainda o pedido de investigação de cinco governadores, quatro senadores, cinco deputados e também políticos sem foro

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Na lista de pedidos de inquérito enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF (Supremo Tribunal Federal) com base nas delações da Odebrecht consta o nome de mais um ministro do governo de Michel Temer além dos cinco já revelados na terça-feira. Trata-se de Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), segundo o jornal Nacional, da Rede Globo. 

Além de Pereira, também foram revelados outros 21 nomes que são alvos de pedidos de inquérito. Dentre eles, os dos governadores de Alagoas, Renan Filho (PMDB); do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB); de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); do Acre, Tião Viana (PT); e do Paraná, Beto Richa (PSDB). Mais cedo, o jornal Valor Econômico informou que dez governadores estavam na lista, incluindo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). As investigações sobre governadores precisam ser enviadas ao Superior Tribunal de Justiça. 

Também estão na lista de investigados os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Jorge Viana (PT-AC), Marta Suplicy (PMDB-SP) e Lídice da Mata (PSB-BA). Na Câmara, estão na lista Marco Maia (PT-RS), Andrés Sanchez (PT-SP), Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Paes Landim (PTB-PI).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Serão investigados em outras instâncias por não possuírem foro no STF nem no STJ o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) – ambos presos no âmbito da Operação Lava Jato -, os ex-ministros Geddel Vieira Lima e Edinho Silva, o ex-assessor da presidência Anderson Dorneles, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Duarte Nogueira (PSDB-SP), prefeito de Ribeirão Preto, também está na lista. 

Na véspera, diversos jornais informaram que estão na lista de Janot os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, os senadores tucanos Aécio Neves (MG) e José Serra (SP), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunicio Oliveira (PMDB-CE), além de 5 ministros: Eliseu Padilha (PMDB), da Casa Civil, Moreira Franco (PMDB), da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Kassab (PSD), das Comunicações, Bruno Araújo (PSDB), das Cidades, e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), das Relações Exteriores.

Completam a lista o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), o senador Edison Lobão (PMDB-MA) e os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.