Maioria dos ministros do STF confirma afastamento de Cunha da Câmara

Mais cedo, o relator da Lava Jato, ministro Teori Zavascki, concedeu uma liminar afastando Cunha seja afastado do mandato de deputado federal

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta quinta-feira (5) os 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) se reuniram para discutir uma ação apresentada pela Rede pedindo para que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja afastado de imediato da Presidência da Câmara e impedido de estar na linha sucessória da Presidência da República.

A decisão foi unânime dos ministros em acompanhar Teori, aceitando o pedido de afastamento de Cunha. Mais cedo, o relator da Lava Jato concedeu uma liminar (decisão provisória) em um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República, em dezembro, fazendo com que Cunha seja afastado do mandato de deputado federal.

Ao defender a manutenção da decisão que afastou Cunha, Teori disse que o parlamentar atua com desvio de finalidade para “promover interesses espúrios”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Há indícios mais recentes, trazidos pelo procurador-geral da República, de que o deputado Eduardo Cunha continua atuando com desvio de finalidade e promovendo interesses espúrios. Os elementos aportados pela acusação revelam, por exemplo, atuação parlamentar de Eduardo Cunha, com desvio de finalidade, durante a comissão parlamentar de inquérito denominada CPI da Petrobras”, afirmou o ministro.

O ministro também citou manobras de Eduardo Cunha para impedir o andamento do processo que ele responde no Conselho de Ética da Câmara, como a substituição do relator do processo, deputado Fausto Pinato (PP-SP).

“Essas observações encontraram eco perturbador durante busca e apreensão realizada na residência do deputado federal Eduardo Cunha quando foram encontrados, no bolso de seu paletó, cópias de boletins de ocorrência relativos justamente ao deputado Fausto”, afirmou Teori.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.