Maioria dos ministros decide que investigação sobre Lula deve ser analisada pelo STF

Ministros confirmaram a liminar do ministro Teori Zavascki; depois, será analisado, no mérito do caso, o que deve permanecer sobre investigação da Corte e o que deve ser remetido para primeira instância

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (31) manter decisão individual do ministro Teori Zavascki que determinou a suspensão das investigações da Operação Lava Jato sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a decisão, a parte da investigação que envolve Lula continuará no STF e não poderá ser conduzida por Moro no momento. O STF ainda tem de decidir, nas próximas semanas, se é válida a posse de Lula como ministro da Casa Civil. 

 Teori explicou que o julgamento de hoje visa somente trazer os autos ao Supremo. Depois, vai ser analisado, no mérito do caso, o que deve permanecer sob investigação da Corte e o que deverá ser remetido de volta para a primeira instância, por envolvimento de pessoas sem prerrogativa de foro. A decisão terá efeitos antes da publicação do acórdão. Com a decisão, as investigações sobre Lula saem da alçada de Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná. 

Em seu voto, Zavascki informou que nas conversas interceptadas do ex-presidente Lula, há telefonemas com a presidente Dilma, que tem foro privilegiado – e por isso elas deveriam ter sido remetidas ao STF. Ele ainda afirmou que, no caso da divulgação das ligações de Lula, é descabida a invocação de interesse público. Ele ainda critica o modo como as ligações foram divulgadas de forma imediata, sem análise prévia, sem utilização no processo, sem ter sido colocada em contraditório. O ministro ainda afirmou que são irreversíveis os efeitos da divulgação das ligações. Porém, cabe deferir o pedido da Presidência para evitar efeitos futuros e consequências, afirmou. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele afirmou que, apesar da questão da legitimidade das interceptações das conversas do petista não fazer parte do julgamento desta tarde, algumas das provas podem perder validade. O ministro citou o fato de uma das conversas ter sido gravada depois do pedido para que as interceptações fossem suspensas.

Depois da fala de Teori, o advogado-geral da União José Eduardo Cardozo começou a falar em nome da Presidência. Ele manifestou solidariedade do governo sobre situações em que os ministros do STF e suas famílias foram expostos e que há apurações em curso. Cardozo afirmou que tem o juiz Sérgio Moro em altíssima conta, e que ele presta bons e inegáveis serviços. “Magistrado culto e abnegado”, afirmou. Porém, afirmou que houve uma clara ofensa à União nas ações de Moro. Cardozo disse que houve violação à Constituição na divulgação das conversas telefônicas e violação às regras de segurança nacional.

Voltando a falar, Teori lembrou que neste momento está apenas se julgando uma decisão liminar: possivelmente prejuízo à competência do STF e se há relevância no direito alegado do pedido de conceder a liminar para subir os autos e revogar a decisão que tornou públicas as conversas. Para ele, há relevância para deferir a liminar nestes dois pontos. Os ministros Edson Fachin, Roberto Barroso e Rosa Weber deram os seus votos e também acompanham o relator. 

O ministro Luiz Fux afirmou que o juiz de primeiro grau não tem competência para dar publicidade aos áudios. Porém, o ministro afirmou que a interceptação foi levada a efeito em um procedimento que não tem nenhuma ligação com a presidente, mas foi surpreendida a fala da presidente. Fux divergiu ao só admitir a suspensão quanto a pessoas com prerrogativa de foro. Assim, ele foi o único a votar a favor de separar, de imediato, as investigações, para trazer ao STF somente elementos relacionados a autoridades com o chamado foro privilegiado. Fux disse que discordava do “sobrestamento de tudo”.

Carmén Lúcia, Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello acompanharam o voto do relator. O ministro Marco Aurélio leu seu voto em que questionou se um juiz pode autorizar a quebra do sigilo, e diz que ao seu ver não e também referendou a liminar. Celso de Mello, por sua vez, disse que a decisão do relator se ajusta com absoluta precisão e adequação a uma antiga jurisprudência do STF. Mello afirmou que cabe ao STF e não a qualquer outro órgão do Poder Judiciário reconhecer ou não a existência de conexão e ordenar ou não a cisão do procedimento. O presidente do STF Ricardo Lewandowski acompanhou integralmente o voto e ratificou a liminar concedida ao governo.

Especiais InfoMoney:

As novidades na Carteira InfoMoney para março

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.