Maioria dos brasileiros acredita que corrupção aumentou nos últimos anos

Dados de barômetro mundial mostram que 64% dos brasileiros disseram acreditar que a corrupção aumentou

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – A maioria dos brasileiros acredita que a corrupção no País aumentou nos últimos três anos, revelou o Barômetro da Corrupção Global 2010, divulgado nesta quinta-feira (9) pela organização não-governamental Transparência Internacional.

De acordo com os dados, 64% dos brasileiros disseram acreditar que a corrupção aumentou, enquanto 27% relataram queda na corrupção nos últimos três anos e 9% relataram que os níveis permanecem os mesmos.

Os dados foram coletados com mais de 91,5 mil pessoas em 86 países e territórios.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Classificação
A pesquisa questionou os participantes sobre quais instituições são consideradas as mais corruptas. Eles deveriam dar notas de 1, que indicava nada corrupto, a 5, que indicada corrupção extrema.

Os partidos políticos foram tidos como os mais corruptos aqui no Brasil, com nota 4,1, a mesma nota que foi dada ao parlamento. Em seguida, vieram a polícia (nota 3,8), o judiciário (nota 3,2) e os funcionários públicos (nota 3,1).

O percentual dos brasileiros que disseram ter pagado suborno nos últimos 12 meses foi de 5%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.