Maioria dos brasileiros acredita em prosperidade econômica em 2011

Dados divulgados pelo Ibope mostram que 56% acreditam que o próximo ano será de melhor prosperidade econômica

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O ano de 2011 será de prosperidade econômica, na opinião da maioria dos brasileiros, revelou a pesquisa Barômetro Global de Otimismo, divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Ibope, em parceria com a rede global de pesquisas WIN.

Perguntados sobre se 2011 será um ano de maior ou menor prosperidade econômica, 56% dos brasileiros acreditam que será melhor, enquanto 31% acham que se manterá igual e 9%, que será pior.

Na média mundial, os pessimistas somam 28% da população, três vezes a proporção encontrada no Brasil. Os que acreditam que o cenário será o mesmo somam 36% e os que esperam melhora são 30%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A pesquisa foi realizada com 64 mil pessoas em 53 países, representando 76% da população mundial. No Brasil, o Ibope Inteligência fez 2.002 entrevistas domiciliares com pessoas de 16 anos ou mais.

Pessimismo
De acordo com os dados, o Brasil é o segundo no ranking dos países onde há menor pessimismo, empatado com o Vietnã em 9% das pessoas e perdendo apenas para a Nigéria, onde somente 2% acreditam em dificuldade econômica em 2011.

Nos países emergentes, a expectativa média de prosperidade é de 49%. O índice é puxado para cima pelo Brasil e também pela China (58%). Na Índia e na Rússia, os percentuais de otimismo são de 42% e 30%, respectivamente.

Continua depois da publicidade

No G7 (Canadá, EUA, Reino Unido, Japão, Itália, França e Alemanha), o cenário é diferente, com expectativa média de prosperidade compartilhada por 17% das pessoas, enquanto 36% creem em dificuldade econômica.

Na França, 3% acreditam em prosperidade econômica no próximo ano.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.