Mailson, Landau e Cláudio Couto: por que eles são contra Bolsonaro presidente

"Eu não acredito no Bolsonaro liberal agora [...] quando a gente olha para um Bolsonaro de 7 mandatos como deputado que jamais foi liberal", afirma Cláudio Couto

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Durante o último Painel WW, os economistas Elena Landau e Mailson da Nóbrega e o cientista político Cláudio Couto, da FGV, fizeram um debate mediado por William Waack sobre o cenário econômico nacional e entre os principais pontos discutidos foram os nomes que estão surgindo como os principais candidatos na eleição de outubro e, entre eles, o de Jair Bolsonaro foi um dos mais citados.

Para Couto, o deputado é o único que traz grande incerteza. Segundo ele, outros candidatos, mesmo com muitas bandeiras diferentes, aceitam algumas discussões, até sobre a reforma da Previdência, por exemplo.

Segundo ele, conhecendo a trajetória de Bolsonaro, embora tenha levado economistas liberais para sua campanha, não parece crível que ele seja um candidato capaz de preservar esta linha ao longo do mandato. “Eu não acredito no Bolsonaro liberal agora […] quando a gente olha para um Bolsonaro de 7 mandatos como deputado que jamais foi liberal”, afirma.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já Mailson afirma que o pré-candidato é completamente despreparado para liderar um país complexo como o Brasil. “Para negociar reformas difíceis […] Isso pode gerar uma grande crise de desconfiança e crise política”, diz. O economista reforçou ainda que agora o Brasil tem a chance de eleger um presidente comprometido com reformas, algo que ele não vê em Bolsonaro.

Por fim, Elena destacou que o deputado representa um grande risco político do ponto de vista institucional, mas também levantou outros nomes que trazem incerteza, como o candidato pelo PSB, Joaquim Barbosa. Além disso, outra preocupação que está no radar é o nome de Ciro Gomes, que propõe a adoção de medidas que fiscalmente não param de pé. 

Confira o debate abaixo:

Continua depois da publicidade

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.