Maia critica desorganização do governo no combate à pandemia do coronavírus

Em teleconferência com investidores, presidente da Câmara dos Deputados diz que iniciativas são tímidas e critica defesa ao “isolamento vertical”

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem manifestado incômodo com o que chama de desorganização do governo Jair Bolsonaro no combate ao avanço da pandemia do novo coronavírus.

O InfoMoney apurou que, em teleconferência com investidores na manhã desta sexta-feira (27), o parlamentar chamou de tímidas iniciativas tomadas até o momento pela equipe econômica e criticou a defesa feita pelo presidente ao chamado “isolamento vertical” sem que fossem criadas condições para viabilizá-lo.

Na conversa, Maia disse que o governo deveria ter organizado uma estrutura para tratar da crise e apresentado um pacote de medidas que trouxesse previsibilidade aos cidadãos e agentes econômicos para os próximos meses, garantindo renda e empregos, postergando impostos e oferecendo soluções de crédito.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na avaliação do deputado, o ministro Paulo Guedes delegou funções demais à burocracia do Ministério da Economia. O parlamentar acredita que uma consequência disso são medidas tomadas em ritmo mais lento do que o desejável e de forma mais conservadora na crise.

Para Maia, há uma preocupação dos técnicos em assumirem a responsabilidade das despesas extraordinárias necessárias – o que ele tenta atacar com a articulação da proposta que ficou conhecida como “Orçamento de Guerra”.

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) visa criar um orçamento próprio para o enfrentamento da crise da Covid-19, segregado do orçamento fiscal. A ideia é dar maior liberdade para o governo ampliar despesas com este fim de modo mais transparente e sem comprometer as contas públicas na forma de gastos permanentes.

Continua depois da publicidade

Maia espera ter o texto pactuado com os líderes partidários na segunda-feira (30). Com a aprovação, ele acredita que aumentam os instrumentos para pressionar o governo a tomar medidas mais enfáticas, inclusive do ponto de vista fiscal, em resposta à crise.

Eleições municipais

Rodrigo Maia também foi questionado sobre a possibilidade de as eleições municipais, previstas para outubro deste ano, serem adiadas por conta da Covid-19 e disse que o tema é mais sério do que vem sendo tratado.

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que qualquer tentativa de ampliação de mandato para os atuais incumbentes é inconstitucional e poderia abrir precedentes perigosos para a democracia no futuro.

Para ele, qualquer postergação no calendário eleitoral deve respeitar a posse dos eleitos, em janeiro de 2021 – ou seja, teria que ocorrer invariavelmente ainda em 2020. Do contrário, argumenta, mais de 5.000 juízes poderão assumir as prefeituras país afora, seguindo as regras de sucessão estabelecidas pela legislação.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.