Maia adia votação de royalty do petróleo após atuação do governo

Prevista para esta quarta, líderes de bancada convenceram presidente da Câmara sobre necessidade de mais tempo para a discussão da proposta

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – A polêmica votação do projeto que modifica a distribuição de royalties do petróleo entre Estados e municípios foi adiada para a próxima terça-feira (31), depois que a presidente Dilma Rousseff decidiu se envolver diretamente nas negociações usando como porta-voz o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A votação do projeto estava prevista para esta quarta-feira, conforme queria o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que chegou a advertir o governo para que não tentasse impedir a análise do texto. No entanto, ele acabou sendo convencido pelos líderes de bancada sobre a necessidade de mais tempo para a discussão da proposta, que opõe Estados produtores e não produtores.

O ministro da Educação foi convocado pela presidente para uma reunião na manhã desta quarta-feira e, em seguida, reuniu-se com a bancada do PT na Câmara para levar um recado de Dilma, segundo relatou à Reuters um deputado que estava na reunião.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Ele falou em nome dela na reunião. Ele (Mercadante) disse que a presidente chamou os outros ministros que têm andado pelo Congresso e os desautorizou a tratar do assunto”, contou o parlamentar.

Até então, o governo tinha evitado se posicionar publicamente sobre a negociação no Congresso, apesar de a própria presidente ter dito que é contra qualquer mudança que redistribua receitas de áreas já licitadas.

“Até então, o governo não tinha uma opinião a respeito do assunto e agora tem. A partir dessa opinião, nós vamos construir um consenso primeiro no PT e depois na base aliada”, disse o líder petista, Jilmar Tatto (SP), a jornalistas após a reunião com Mercadante.

Continua depois da publicidade

100% educação
O ministro, além de reafirmar a posição de Dilma de que o Congresso não deve mexer em contratos já existentes, pediu que os petistas defendam outra bandeira: que todos os recursos dos royalties sejam aplicados na educação.

Até então, as negociações no Congresso direcionavam 50 por cento desses recursos para o setor.

“Qual é o caminho sólido para aumentar o financiamento da educação? É distribuir melhor a riqueza nova que vai ser produzida no Brasil…, que são os royalties do petróleo. Se nós colocarmos todos os royalties do petróleo para a educação, nós daremos um salto para cumprir as várias metas do PNE (Plano Nacional de Educacão)”, disse Mercadante ao sair da reunião.

Continua depois da publicidade

O relator do projeto, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), disse à Reuters que acatará a sugestão do governo de destinar 100 por cento da receita com os royalties para a educação.

Vetos à vista?
A intervenção da presidente foi interpretada por uma fonte do governo, que pediu para não ter seu nome revelado, como um movimento político para conquistar o apoio da opinião pública em torno de uma posição contrária a do Congresso.

Esse movimento, na avaliação dessa fonte, é semelhante ao adotado pela presidente nas negociações em torno do Código Florestal, quando ela disse que vetaria qualquer dispositivo que indicasse anistia a desmatadores. Com isso, Dilma conseguiu apoio popular para vetar trechos da lei aprovadas pelos congressistas.

Publicidade

Dessa vez, a própria presidente já havia avisado que vetaria mudanças de distribuição de royalties sobre contratos já em execução. E agora acrescenta mais uma exigência: a aplicação integral dos recursos na educação.

A presidente pode estar adotando uma estratégia semelhante à da questão ambiental dessa vez.

A entrada do governo nas negociações na última hora deixou o presidente da Câmara contrariado.

Continua depois da publicidade

Mais cedo, ele afirmou que “nenhuma estratégia que tente colocar medidas provisórias na frente da votação dos royalties iria prosperar na Câmara”.

“Se essa for a estratégia (de adiamento), volto a dizer: não será mais votada nenhuma medida provisória em comissão mista enquanto não votarmos os royalties na Casa”, disse o presidente da Câmara, cujo mandato à frente da Casa termina em fevereiro.

“Nesse caso específico, quanto menos o governo se meter, se envolver, melhor”, alertou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.