Maduro fala em fraude eleitoral nas eleições ganhas pela oposição

A oposição reagiu e pediu que sejam auditados os boletins de voto das eleições presidenciais de 2013, em que Nicolás Maduro foi eleito com uma diferença de apenas 1,49%

Equipe InfoMoney

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (Reprodução)

Publicidade

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nessa quinta-feira (17) que houve fraude nas eleições parlamentares de 6 de dezembro, em que a oposição obteve, pela primeira vez em 16 anos, uma maioria que lhe permite controlar a Assembleia Nacional.

Quer saber onde investir em 2016? Veja no Guia InfoMoney clicando aqui!

A oposição reagiu e pediu que sejam auditados os boletins de voto das eleições presidenciais de 2013, em que Nicolás Maduro foi eleito com uma diferença de apenas 1,49% dos votos (223.599) em relação ao seu principal rival, Henrique Capriles.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Nas investigações abertas há elementos de prova que começam a surgir, de como grupos se moveram para controlar parte do sistema eleitoral, violar os seus mecanismos de segurança e pagar votos, é um fenômeno que ressurgiu”, afirmou Nicolás Maduro, no Panteão Nacional em Caracas, durante as comemorações dos 185 anos da morte de Simón Bolívar, o político e militar venezuelano responsável pela independência da Bolívia, Colômbia, do Equador, Panamá, Peru e da Venezuela do império espanhol.

“Procuraram que a nossa pátria se confunda outra vez e têm poderosos aliados. Ninguém pode subestimar o êxito eleitoral [da oposição], resultado de todo um conjunto de circunstâncias de caráter econômico, sociopolítico, psicológico, outras de caráter político, de debilidades de governo, de liderança e outras causas ou circunstâncias complementares, como o surgimento da antipolítica da fraude, da armadilha, da corrupção político-eleitoral”, acrescentou.

O governo venezuelano questiona que em regiões onde tradicionalmente o chavismo (linha política dos seguidores do ex-presidente Hugo Chávez) era vencedor, os candidatos chavistas tenham perdido por menos de uma centena de votos e tenha havido mais de mil votos nulos.

Continua depois da publicidade

O ex-candidato presidencial Henrique Capriles reagiu às denúncias e desafiou o Executivo a começar por fazer uma auditoria nos votos das eleições presidenciais de 2013.

“Agora dizem que querem pedir uma auditoria dos votos de 6 de dezembro. Que bom, vamos, mas vamos auditar os votos teus, Nicolás [Maduro], e os meus de 2013. Se querem revistar os cadernos, vamos, comecemos, eu quero ver esses cadernos”, disse Capriles aos jornalistas, lembrando que questionou o resultado das eleições presidenciais de 2013.

Para Capriles, “é uma incoerência falar de golpe com votos, o que houve foi um mandado claro, foram mais de 2 milhões de votos de diferença entre a proposta de câmbio e o modelo fracassado do partido do governo”.

Por outro lado, ele apelou a Maduro para que deixe o discurso de confrontação, destacando que “o país necessita de diálogo e de acordo entre todos os venezuelanos” para solucionar problemas como a inflação e a escassez” de produtos básicos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.