Lula vê Boric como jovem apressado após crítica de chileno a posição sobre Ucrânia

Presidente chileno tem se diferenciado entre os líderes de esquerda da América Latina ao condenar enfaticamente a invasão russa

Reuters

Brasília (DF) 30/05/2023 - O presidente do Chile, Gabriel Boric, deixa o Palácio do Itamaraty, após reunião de Presidentes dos países da América do Sul. Foto Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que seu homólogo chileno, Gabriel Boric, tem mais ansiedade e é mais apressado por ser jovem, após o líder do Chile criticar a posição de países latino-americanos sobre a guerra na Ucrânia e cobrar que os líderes da região sejam mais enfáticos na condenação da invasão do país pela Rússia.

Em entrevista coletiva após participar de reunião de cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia, Lula foi perguntado sobre a fala de Boric, que disse ser triste o fato de a cúpula ter passado dois dias debatendo se havia uma guerra na Ucrânia ou uma guerra contra a Ucrânia e afirmado que o que ocorre hoje na Ucrânia pode acontecer amanhã com países latino-americanos.

“Primeiro que não se passou dois dias discutindo a Ucrânia”, rebateu Lula.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Eu não tenho por que concordar com Boric, é uma visão dele. Eu acho que a reunião foi extraordinária. Foi extraordinária a reunião. Possivelmente a falta de costume de participar dessas reuniões faça com que um jovem seja mais sequioso, mais apressado. Mas as coisas acontecem assim”, disse Lula.

Ex-lider estudantil de esquerda, Boric tem 37 anos, enquanto Lula completará 78 em outubro. O presidente chileno tem se diferenciado entre os líderes de esquerda da América Latina ao condenar enfaticamente a invasão russa da Ucrânia e também por criticar publicamente o regime venezuelano liderado por Nicolás Maduro.

“Eu já tive a pressa do Boric”, disse Lula aos jornalistas. “Possivelmente deve ter sido a primeira reunião do Boric da União Europeia com a América Latina ele tem um pouco mais de ansiedade que os outros. Só isso”, acrescentou o presidente brasileiro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.