Lula vai anunciar Fufuca no Esporte e Costa Filho em Portos e Aeroportos, dizem fontes

Troca visa buscar a criação de uma base de apoio parlamentar do governo mais estável na Câmara, após alguns sobressaltos em votações nos últimos meses

Reuters

Esplanada dos Ministérios (Ana Volpe/Agência Senado)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar nesta quarta-feira (6) o deputado André Fufuca (PP-MA) como novo ministro do Esporte e o também deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como novo ministro de Portos e Aeroportos, disseram à Reuters três fontes com conhecimento direto das tratativas, uma palaciana e duas da Câmara.

O anúncio vai selar a entrada do PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), ex-aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, no governo Lula, e também do Republicanos, legenda que tem como um dos expoentes Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e ex-ministro de Bolsonaro.

Vão deixar os cargos a atual ministra do Esporte, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, e o titular dos Portos e Aeroportos, o ex-governador de São Paulo Márcio França, do PSB.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A troca visa buscar a criação de uma base de apoio parlamentar do governo mais estável na Câmara, após alguns sobressaltos em votações nos últimos meses.

Lula passou os dois últimos dias em intensas conversas com ministros, aliados e envolvidas nas negociações para fechar o desenho da reforma ministerial. Bateu o martelo nesta quarta e deverá fazer o anúncio entre o final da tarde e início da noite no Palácio da Alvorada, segundo uma fonte palaciana.

O petista vai participar na quinta da solenidade do Dia da Independência em Brasília e viajará em seguida para A Índia a fim de participar da reunião do G20.

Continua depois da publicidade

Lira, que está em Brasília e tem sido informado das negociações, não deve participar do anúncio do embarque do PP no governo, segundo uma fonte ligada ao deputado.

Segundo duas fontes da Câmara, a pasta do Esporte sob o comando do PP será turbinada e deverá ter uma nova secretaria que vai cuidar da regulamentação das apostas esportivas.

Além da mudança nos ministérios, uma fonte palaciana e outra ligada ao presidente da Câmara disseram que também vai haver troca no comando da Caixa Econômica Federal e da recriada Fundação Nacional da Saúde (Funasa), mas somente após Lula voltar da viagem internacional.

A fonte ligada a Lira disse que, em relação à Caixa, é preciso fazer uma rodada de conversas com partidos do chamado centrão sobre os nomes que vão ocupar a diretoria do banco. A ex-deputada federal Margareth Coelho (PP-PI), atual diretora Nacional do Sebrae, resiste a assumir a presidência do banco.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.