Lula toma vacina contra gripe e elogia “fala mansa” de ministra que é alvo do centrão

Em evento ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, Lula manifesta apoio e diz que ex-presidente da Fiocruz "consegue falar com a alma e a consciência das pessoas"

Fábio Matos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou vacina contra a gripe (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou um evento de que participou ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, na manhã desta segunda-feira (8), para reiterar seu apoio à chefe da pasta, que vem sendo contestada por lideranças políticas do “centrão” e até do PT.

Lula e Nísia estiveram juntos em uma apresentação da ministra sobre algumas das principais ações do governo na área da saúde, em cerimônia no Palácio do Planalto. O evento ocorre em meio à epidemia de dengue no país, que vem rendendo críticas à atuação do Ministério da Saúde.

O presidente da República, porém, elogiou a apresentação de Nísia e, logo em seguida, deixou o evento. Antes, porém, ele tomou a vacina contra a gripe, que está sendo aplicada desde o dia 25 de março nos postos de saúde em todo o Brasil para alguns públicos específicos.

Continua depois da publicidade

“Recentemente, durante uma reunião ministerial, eu disse para a Nísia que ela tinha de falar grosso na questão da saúde. E ela me respondeu: ‘presidente, eu não posso falar grosso porque eu sou mulher. Eu falo manso’”, afirmou Lula.

“Foi muito importante a apresentação da Nísia. Se é um homem falando, ele certamente ia falar grosso e dar a impressão de que estava falando de coisas que são inexequíveis. Falando manso, as pessoas podem até não gostar de você, mas eu duvido que tenha alguém que não acredite em cada palavra que você fala”, prosseguiu.

Em um gesto público de defesa da ministra da Saúde, Lula disse, referindo-se diretamente a Nísia: “Com o seu jeito delicado de falar, sem rompantes, você consegue falar com a alma e a consciência das pessoas”.

Continua depois da publicidade

“A questão da saúde no Brasil precisa, sempre que possível, que a ministra se dirija ao povo brasileiro. Muitas vezes o povo precisa de orientação”, concluiu.

Centrão e PT já criticaram ministra

Nísia Trindade vem sendo alvo de duras críticas de integrantes do “centrão”, que chegaram a defender a demissão da ministra. O bloco tem intenção de indicar um representante para assumir a pasta, mas Lula não cedeu às pressões até o momento.

A atuação de Nísia no enfrentamento da epidemia de dengue no país é contestada. No Rio de Janeiro, até mesmo setores do PT, partido de Lula, dispararam ataques contra ela em função de problemas envolvendo a gestão de hospitais federais do estado.

Publicidade

Quem é Nísia Trindade

No cargo desde o início do governo, em janeiro de 2023, Nísia Trindade é a primeira mulher a comandar o Ministério da Saúde. Ela presidiu a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre 2017 e 2022.

Nísia é doutora em Sociologia (1997), mestre em Ciência Política (1989), pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj – atual Iesp) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1980.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.