Lula tenta convencer Dirceu a sair do PT, mas ainda há dúvidas se ele irá aceitar

O ex-presidente Lula tenta convencer Dirceu a se desfiliar do PT, de forma a tentar diminuir o desgaste do partido e do governo por eventual condenação do petista pela corrupção na Petrobras, diz O Globo; a colunista Monica Bergamo afirma que o ex-ministro pensa mesmo em se desfiliar do PT

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, que foi preso novamente no âmbito da Operação Lava Jato, está perto de sair do PT, de acordo com informações dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo.

O ex-presidente Lula tenta convencer Dirceu a se desfiliar do PT, de forma a tentar diminuir o desgaste do partido e do governo por eventual condenação do petista pela corrupção na Petrobras.

Dirceu ainda tem força no partido, apesar do mal-estar com as acusações de enriquecimento pessoal. O temor de dirigentes petistas é que eventual processo de expulsão de Dirceu seja rejeitado pela Comissão de Ética ou pelo Diretório Nacional, aumentando o desgaste da legenda, segundo O Globo. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Se o Zé gosta tanto do PT, por que não ajuda e se desfilia?”, afirmou um petista próximo a Lula.  

E, de acordo com informações da coluna de Monica Bergamo, da Folha, o ex-ministro José Dirceu está pensando mesmo em se desfiliar do PT. De acordo com ela, no entanto, a informação circula entre amigos e ex-funcionários muito próximos do ex-ministro.

A jornalista, ressalta, no enquanto, que a possibilidade é vista como muito remota por interlocutores políticos de Dirceu. ‘Segundo um de seus mais próximos aliados políticos, ele “jamais tomaria uma decisão dessa importância de dentro de uma cadeia, isolado e praticamente incomunicável”’, disse.

Continua depois da publicidade

Segundo o próprio jornal O Globo, o ex-ministro não estaria disposto a se desfiliar do partido. “Isso é uma bobagem, um boato”, afirmou um interlocutor da petista. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.