Lula, Temer e FHC devem ser poupados para que “País não derreta”, diz Emilio Odebrecht

Informações são da coluna de Mônica Bergamo, da Folha, que noticia também que aliados de Temer e Serra ficaram aliviados com revelação de caixa dois da Odebrecht

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com informações da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, Emílio Odebrecht, pai de Marcelo Odebrecht, afirmou em conversa a amigos que considerava importante que três pessoas saíssem poupadas da avalanche política. 

São estas as pessoas a “serem poupadas”: Lula, Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso. Isso para que o País não “derreta”, segundo o relato do interlocutor do empreiteiro à coluna. De acordo com a colunista, Emílio Odebrecht não se referia à delação de executivos da empresa apenas, mas sim ao cenário geral do país. Marcelo está fazendo acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato. 

A colunista diz ainda que a revelação feita em acordo de delação por executivos da Odebrecht sobre dinheiro de caixa dois para o PMDB a pedido do presidente interino Michel Temer e para a campanha de José Serra (PSDB-SP) à presidência em 2010  tem impacto noticioso, mas foi recebida com alívio por aliados de ambos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Os relatos como estãos poupam os personagens de serem enquadrados em acusações mais graves, como corrupção e formação de quadrilha. A contribuição não contabilizada pode ser enquadada em crime eleitoral, de punição branda e mínima chance de prisão. Contudo, a Lava Jato não aceita a versão de contribuições desinteressadas para campanhas eleitorais via caixa dois, insistindo na revelação de contrapartidas, o que enquadraria a doação dos recursos em propina pura e simples. Por isso, as delações podem sofrer alterações. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.