Lula tem 47% e Bolsonaro tem 28% em simulação de primeiro turno, diz Datafolha

Pesquisa mostra oscilações dentro da margem de erro em relação a levantamento feito em maio

Marcos Mortari

Publicidade

A 101 dias das eleições, nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (23), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sustenta uma vantagem de 19 pontos percentuais sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), em simulação de primeiro turno da disputa pelo Palácio do Planalto.

Segundo o levantamento, Lula tem 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 28%. Na terceira posição, vem Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará, com 7%. Ele é seguido pelo deputado André Janones (Avante), com 2%. A senadora Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1% das intenções de voto cada. Brancos, nulos e indecisos somam 7%, enquanto 4% não responderam.

Em relação à última pesquisa Datafolha, de 26 de maio, Lula oscilou negativamente 1 ponto percentual, mesma medida que Bolsonaro e Ciro Gomes avançaram no período. Os movimentos estão dentro da margem de erro, de 2 pontos para cima ou para baixo. Já os votos em branco, nulos, indecisos e entrevistados que não responderam mantiveram a soma de 11% do eleitorado consultado.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O quadro de polarização entre Lula e Bolsonaro na percepção do eleitor fica a ainda mais claro no cenário espontâneo da pesquisa Datafolha. Nele, Lula marcou 37%, ante 38% há menos de um mês. Já Bolsonaro foi de 22% para 25%, enquanto o grupo de eleitores sem candidato oscilou de 29% para 27%.

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades nos dias 22 e 23 de junho. O levantamento, portanto, capturou parte da reação do eleitorado à notícia da prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro (já solto nesta tarde), e mostrou impacto reduzido sobre a corrida presidencial até o momento. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 09088/2022.

Com o resultado do Datafolha, o agregador de pesquisas organizado pela equipe de análise política da XP Investimentos mostra Lula com 45% das intenções de voto, e Bolsonaro com 33%. Ciro Gomes tem 7% e outros candidatos somam 5%. Brancos, nulos e indecisos representam 9% do eleitorado.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.