Lula sinaliza veto ao PL da Dosimetria após aprovação no Senado, diz site

Presidente se irritou com acordo conduzido pelo líder do governo para destravar a pauta e permitir a votação do projeto que reduz penas de condenados pelos atos golpistas

Marina Verenicz

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante ato no Palácio do Planalto 31 de outubro de 2025 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante ato no Palácio do Planalto 31 de outubro de 2025 REUTERS/Adriano Machado

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avisou a auxiliares que pretende vetar o PL da Dosimetria, aprovado na noite de quarta-feira (17) pelo Senado e que altera o cálculo das penas aplicadas aos condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi divulgada pelo G1.

O texto foi aprovado pelo plenário da Casa com 48 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção, após ter sido avalizado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) horas antes. Com a conclusão da votação no Congresso, a proposta seguiu para a mesa do presidente, que agora terá de decidir sobre a sanção ou o veto.

De acordo com interlocutores do Palácio do Planalto ouvidos pelo site, Lula estaria contrariado com a condução do tema no Congresso, especialmente com a atuação do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Continua depois da publicidade

Wagner articulou um acordo de procedimentos na CCJ para viabilizar a votação do PL da Dosimetria, movimento que tinha como objetivo destravar a pauta do Senado. A liberação permitiu que o plenário avançasse, na sequência, sobre projetos de interesse da equipe econômica, sobretudo medidas arrecadatórias já aprovadas pela Câmara dos Deputados na terça-feira (16).

Caso o veto seja confirmado, o Congresso ainda poderá analisá-lo em sessão conjunta de deputados e senadores, onde será necessário maioria absoluta para derrubá-lo. Até lá, o tema deve continuar no centro da disputa política entre governo, oposição e parte do centrão.