Lula se reúne com a CGU para avaliar medidas de combate às fraudes no INSS

Presidente quer acelerar medidas após operação da PF e exoneração de Alessandro Stefanutto

Marina Verenicz

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante posse de Vinícius Marques de Carvalho como Controladoria-Geral da União.

Palácio do Planalto, Brasília - DF.

 

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante posse de Vinícius Marques de Carvalho como Controladoria-Geral da União. Palácio do Planalto, Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião para esta segunda-feira (28) com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, para discutir o esquema de fraudes envolvendo descontos irregulares em benefícios do INSS.

Esta será a primeira reunião formal do presidente sobre o tema com o chefe do órgão que conduziu parte das investigações que embasaram a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal na última semana.

Leia mais: Lupi foi alertado sobre descontos irregulares no INSS em 2023, mostra ata de reunião

Continua depois da publicidade

INSS devolverá em maio descontos ilegais de aposentadorias feitos em abril

Após o início da operação, Lula determinou a demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, indicado pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal O Globo, Lupi admitiu que já tinha conhecimento do aumento dos descontos em aposentadorias e pensões, mas alegou que houve demora na adoção de providências para enfrentar o problema.