Lula reúne ministros para resolver impasse com bancada do PMDB

Presidente cobra de ministros do PMDB controle sobre sua bancada, união no partido e apoio em votações

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu na última quinta-feira (10) os ministros do PMDB para informá-los que devem manter sob controle as bancadas regionais do partido. As bancadas ameaçam fazer reivindicações de cargos no governo.

Os deputados teriam se irritado com a demora na nomeação de cargos do segundo escalão do governo. Participaram da reunião os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Reinhold Stephanes (Agricultura), Hélio Costa (Comunicações), José Temporão (Saúde) e Silas Rondeau (Minas e Energia), segundo a assessoria do presidente.

Lula cobrou união do partido e fidelidade nas votações de temas que interessem ao governo. O presidente demonstrou-se insatisfeito também com a idéia que o PMDB teve mas não executou de indicar para a CPI do Apagão Aéreo deputados independentes, mesmo depois tendo escolhido nomes aliados à base do governo.

Ministros também fazem pedidos

Os ministros convocados por Lula pediram mais agilidade na escolha de nomes para os cargos mais importantes, como das estatais do setor elétrico, diretorias da Petrobras e dos bancos federais.