Lula recebe 27º título de doutor honoris causa, desta vez pela Universidade de Salamanca

Universidade espanhola, uma das mais antigas do mundo, destacou o "impacto da política educativa do governo Lula, tanto no incremento da equidade social como na melhoria da eficiência"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Universidade de Salamanca, na Espanha, concedeu na manhã desta quarta-feira (23) o título de doutor honoris causa para o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. É o 27º título deste tipo recebido pelo ex-presidente.

Fundada em 1218, a Universidade de Salamanca é uma das mais antigas do mundo e também já concedeu o título de doutor honoris causa para o escritor José Saramago, o economista e prêmio Nobel da Paz em 2006 Muhammad Yunus e o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, entre outros.

De acordo com a instituição, a homenagem foi concedida à Lula pelo “impacto que teve a política educativa do seu governo tanto no incremento da equidade social como na melhoria da eficiência, conseguidas mediante a valorização de todos os recursos intelectuais de que dispõe esse grande país amigo, especialmente dos provenientes dos setores sociais mais desfavorecidos”. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O professor padrinho de Lula foi o ex-diretor de Centro de Estudos Brasileiros na Universidade, Gonzalo Gómez Dacal. A homenagem ao ex-presidente havia sido aprovada pelo Senado dos Médicos da Universidade em abril de 2011.

Segundo a universidade, o ex-presidente “também aumentou orçamentos e melhorou o estatuto dos professores, a fim de proporcionar à comunidade a necessidade de se alcançar a dignidade de toda a população do Brasil, um país onde as taxas de crescimento e desenvolvimento são altamente elevados, já apresentado como uma das grandes potências econômicas do futuro, e tem que alcançar os mais altos níveis de educação e cultura”.

Não é a primeira vez que o ex-presidente recebe este título. Lula já recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra, em Portugal; pela Politécnica de Lausanne, na Suiça; pelo Institut d’Etudes Politiques de Paris (Sciences-Po); entre outras instuições nacionais e internacionais.

Continua depois da publicidade

Depois da cerimônia na Universidade, o ex-presidente seguiu para Portugal. Na próxima quinta-feira (24) Lula estará em Lisboa, e se reúne com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho  e com o presidente Aníbal Cavaco Silva, de acordo com agenda divulgada pelo Instituto Lula.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.