Lula rebate entrevista de FHC e diz que tucano “fala muito” e “muitas bobagens” sobre ele

Em entrevista ao blog de Josias de Souza, do UOL, FHC afirmou ser "difícil colar" a versão do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva sobre o uso do sítio de Atibaia

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista concedida ao blog de Josias de Souza, do UOL, na última quarta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso concordou com a ideia de que o PT e o PSDB perderam o “frescor” que tinham na década de 1990, destacando ainda que as duas legendas tornaram-se parte da “velharia” política que dificulta a modernização do país. 

Ele foi confrontado com frase registrada em 1996 em seu livro de memórias, quando escreveu estar à frente de um país “onde a modernização se faz com a podridão, a velharia e o tradicionalismo o qual, na verdade, ainda pesa muitíssimo”. E foi questionado: “não lhe parece que PSDB e PT integram a velharia?” FHC afirmou: “parece, infelizmente me parece. Como eu estou relendo o terceiro volume [de Diários da Presidência, ainda por ser lançado], eu repito isso mais adiante, porque era sensível. Você quer melhorar, modernizar, avançar, ser progressista. Mas você precisa dos partidos que existem. E o que existe, a maior parte, é isso. Infelizmente, nós não fomos capazes de superar esses entraves enormes, que eu chamo de atraso. Não é direita e esquerda. É outra coisa, é cultural. São pessoas que querem tirar proveito do Estado.”

FHC ainda afirmou ser “difícil colar” a versão do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva sobre o uso do sítio de Atibaia, destacando que prevê uma reação de parte da opinião pública caso ele seja preso na Operação Lava Jato. “Se não houver um esclarecimento muito grande das razões pelas quais vai preso, haverá uma reação dos seus partidários e, provavelmente, de uma parte da opinião pública”, afirmou. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o tucano, não se pode descartar a hipótese de Lula ser preso, como qualquer outro cidadão: “Se for verdadeiro o que está dito aí, se for condenado, qualquer um de nós pode. Não é ele, qualquer um de nós. Você, eu podemos ser presos.”

Em resposta à entrevista de FHC, a assessoria de Lula divulgou na página do ex-presidente petista no Facebook uma nota, dizendo que o tucano “fala muito” e diz “muitas bobagens sobre Lula.”

“Escrituras e outros documentos provam que Lula não é dono nem do sítio em Atibaia, propriedade de amigos da sua família que ele nunca negou frequentar, nem de apartamento no Guarujá, o qual ele só visitou uma vez para avaliar a compra”, respondeu Lula. 

Continua depois da publicidade

A nota ainda ressalta: “Há um desespero de querer sustentar acusações fracas e ridículas contra Lula para fins políticos. Talvez porque ele lidere as pesquisas eleitorais de 2018, mesmo sob um ataque contínuo de parte da imprensa, do PSDB e de alguns agentes do estado que abusam de seus cargos.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.