Lula quer carta branca no governo se salvar Dilma no “naufrágio”, diz Valor

O Valor aponta que o plano contra o impeachment prevê refundar o governo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com informações do jornal Valor Econômico, o governo tem uma estratégia de atuação para combater o impeachment, que prevê refundar o governo em caso de vitória. O PT pode ter que ceder espaço para acomodar os aliados de momento. 

Segundo o jornal, caso o impeachment seja derrotado, Lula continuará na Casa Civil; a ideia de ser assessor especial está afastada. Lula exigiria carta branca, com o crédito de haver salvado Dilma do naufrágio. O Valor aponta ainda que o ex-presidente poderia colocar em prática seu discurso econômico, que tenta impor desde o ano passado, apesar das resistências de Dilma. A primeira vítima do novo arranjo pode ser a reforma da Previdência.

A refundação do governo, caso Dilma vença o impeachment, passaria por uma “reinvenção do governo”, o que, de certo modo, que de uma certa forma já está sendo posto em prática por ela. Em vez de falar de ajuste, o governo falará mais de emprego e crédito, sem deixar de buscar o equilíbrio fiscal. Com Lula no governo, o discurso do equilibrio pode ganhar credibilidade que não tem com Dilma, diz o jornal.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

 Lula aparece ainda como único nome capaz de negociar com a base social do PT em troca de avanço na pauta econômica de pontos considerados ortodoxos, numa repetição de seu primeiro mandato em 2003. 

Especiais InfoMoney:

As novidades na Carteira InfoMoney para março

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.