Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista ao SBT News, veiculada nesta segunda-feira (15), que quer participar de uma campanha “civilizada, num alto nível e com debate altamente democrático” na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026. O presidente afirmou ainda que já possui candidatos ao governo e de São Paulo e de Minas Gerais, além de postulantes ao Senado dos dois Estados.
“Eu espero que seja campanha civilizada, num alto nível, com debate altamente democrático porque é preciso tirar o Brasil do ódio que ele está. A campanha política poderá servir para que a gente faça a política voltar a ser respeitada, as instituições fortalecidas e a democracia seja a grande ganhadora”, afirmou Lula.
Sobre São Paulo e Minas, Lula disse que é cedo para apontar os nomes dos candidatos da preferência dele. Segundo o presidente, apesar de ter os candidatos, é preciso que eles aceitem participar da campanha. Um caso emblemático é o do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que resiste a ser o candidato ao governo de Minas apoiado pelo petista.
Continua depois da publicidade

SBT volta atrás e cancela especial de Zezé Di Camargo após críticas
Emissora ainda não anunciou qual programa substituirá o especial na grade da quarta-feira (17)

Filha de Silvio Santos defende SBT de críticas de Zezé: “Somos imparciais e isentos”
Em carta, atual presidente do STB afirma que emissora seguiu valores definidos pelo fundador, Silvio Santos, ainda em vida
“Acho que é muito cedo para você definir as coisas sobre as eleições que vão se dar em outubro de 2026. Eu tenho todo o tempo do mundo para tentar fazer as articulações que preciso fazer. Obviamente que eu já tenho candidato a governador de São Paulo, tenho candidato a senador por São Paulo, já tenho candidato em Minas Gerais. Mas aqueles que eu quero podem não querer ser”, disse Lula.
O presidente afirmou ainda não poder escolher o adversário favorito, mas que está preparado para enfrentar de uma só vez os cotados a disputar a Presidência pelo campo da direita. Confiante, Lula disse que a reeleição dele é a “única certeza” que possui.
“Eu estou preparado para disputar com todos eles de uma vez só. Tenho coisas para anunciar para o povo brasileiro, tenho uma prestação de contas ao povo brasileiro que eu duvido que outro presidente tenha. (…) Alguns poderão fazer promessas, eu vou mostrar a fotografia real das coisas que eu encontrei nesse País e das coisas que nós fizemos nesse País”, disse o presidente.