Lula processa Luciano Hang, da Havan, por mensagens que sobrevoam litoral catarinense

PT entrou na justiça alegando calúnia e difamação e solicitando proibição das mensagens

Paula Zogbi

(Reprodução/Twitter)

Publicidade

Atualização: na terça-feira (31), o juiz Fernando Machado Barboni negou a liminar solicitada pelo ex-presidente para proibir a circulação das mensagens. Seu argumento é que Lula é uma pessoa pública e, portanto, está sujeito a críticas pela população. O magistrado registra que posteriores excessos podem resultar em reparação por dano moral. 

SÃO PAULO – O Partido dos Trabalhadores (PT) em nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entrou na justiça contra o empresário Luciano Hang, dono da rede varejista Havan, por calúnia e difamação. A motivação é uma série de faixas com frases contra o petista que sobrevoam o litoral catarinense, pelas quais Hang afirmou que pagaria.

No dia 1º de dezembro, Hang escreveu em seu Twitter que patrocinaria o sobrevoo de “mensagens patriotas” em Santa Catarina, pedindo a seus seguidores que enviassem sugestões. No último sábado (28), publicou na mesma rede social um vídeo que mostra uma das aeronaves com os dizeres “Lula cachaceiro devolve meu dinheiro”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A petição, encaminhada à 2ª Vara Cível de Navegantes, em Santa Catarina, pede indenização de R$ 100 mil por danos morais e tutela inibitória, ou seja, solicita que a circulação das mensagens seja proibida.

Também solicita que o acusado (Hang) seja responsabilizado pela iniciativa, afirmando que as frases ferem diretamente a imagem e a honra do ex-presidente.

Contatada pelo InfoMoney, a Havan disse que ainda não pode se manifestar.

Continua depois da publicidade

https://twitter.com/luciano_hang/status/1210972473304461319

https://twitter.com/luciano_hang/status/1201154248488165376?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1201154248488165376&ref_url=https%3A%2F%2Fpolitica.estadao.com.br%2Fnoticias%2Fgeral%2Clula-processa-dono-da-havan-por-faixa-que-chama-petista-de-cachaceiro%2C70003139477

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney